Atualizado em: 19/07/2024 – 15:07:11

A Santa Casa BH possui três Ambulatórios de Pneumologia 100% SUS, sendo um dedicado aos casos de asma grave

No dia 21 de junho, o Brasil celebra o Dia Nacional de Controle da Asma. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a prevenção e controle da doença, além de destacar a importância de um atendimento adequado e contínuo.

A asma, também conhecida como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”, é uma doença crônica que acomete os pulmões, caracterizada pela inflamação dos brônquios. No Brasil, estima-se que 20 milhões de pessoas sofram com a asma, resultando em cerca de 350 mil internações anuais, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Este número coloca a doença entre as principais causas de hospitalização pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Diante deste cenário preocupante, a Santa Casa BH se destaca com um serviço especializado 100% SUS para o tratamento da asma. A instituição possui três ambulatórios de Pneumologia, sendo um deles dedicado exclusivamente a pacientes com Asma Grave. O atendimento acontece no Ambulatório Especializado da rua Domingos Vieira (antigo CEM), mediante encaminhamento dos Postos de Saúde.

A pneumologista da Santa Casa BH, Dra. Michelle Andreata, explica que a asma é uma doença crônica inflamatória que se caracteriza pelo estreitamento dos brônquios. “A doença possui vários tipos, sendo a alérgica a mais comum. Nos casos de asma alérgica, alérgenos inalatórios como poeira domiciliar, mofo, ácaros e resfriados são gatilhos comuns”, destaca.

Embora a asma não tenha cura, o tratamento adequado pode reduzir significativamente os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Segundo a pneumologista, o tratamento medicamentoso geralmente envolve o uso de bombinhas inaladoras, que contêm broncodilatadores e anti-inflamatórios. As doses são ajustadas pelo médico ao longo do tempo, conforme a evolução do paciente.

Ambulatório Especializado

O Ambulatório de Asma Grave da Santa Casa BH é coordenado pelo Dr. Guilherme Freire e oferece um atendimento especializado tanto para adultos quanto para crianças. A estrutura inclui dois consultórios para atendimento de adultos e três consultórios para pediatria, garantindo um ambiente adequado e especializado para cada faixa etária. O atendimento para adultos ocorre às segundas-feiras, às 16h. Já o atendimento pediátrico é realizado às quintas-feiras, às 10h.

De acordo com o Dr. Guilherme Freire,o objetivo do serviço é aprimorar o atendimento aos pacientes asmáticos, proporcionando uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, promover saúde de ponta para todos.