Atualizado em: 29/05/2024 – 16:05:45

A Santa Casa BH possui uma Maternidade com mais de um século de atuação, sendo um centro de excelência para partos de alta complexidade

Na próxima terça-feira, 28 de maio, o Brasil celebra o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é definida como a morte de uma mulher durante a gestação, independente do tempo de duração da gravidez, até 42 dias após o término da gestação.  A data é crucial para a conscientização e o debate sobre a saúde pública do país.

Apesar de uma ligeira redução ao longo dos anos, a mortalidade materna ainda representa um grande desafio. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 3.025 mortes maternas em 2021 e 1.368 em 2022.

A Santa Casa BH, considerada o berço da obstetrícia em Minas Gerais, conta com o Instituto Materno Infantil, que inclui a Maternidade com mais de um século de atuação, sendo um centro de excelência para partos de alta complexidade. O médico obstetra da unidade, Dr. Francisco Ramos, destaca que a Maternidade possui o selo de “Hospital Amigo da Criança e da Mulher”, incentivando boas práticas como o aleitamento materno exclusivo, atendimento humanizado ao parto e nascimento e cuidados adequados ao recém-nascido.

Essas práticas são fundamentais para a redução da mortalidade materna, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), propostos pelos países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU estabeleceu a meta de reduzir a Razão de Mortalidade Materna (RMM) no mundo para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos. Já no Brasil, o Ministério da Saúde assumiu a meta de reduzir a RMM para menos de 30 mortes maternas por 100.000 nascidos vivos até 2030.

Dr. Francisco ressalta que para alcançar a redução da mortalidade materna, é essencial garantir o acesso universal a serviços de saúde de qualidade, incluindo cuidados pré-natais, assistência ao parto e cuidados pós-parto. “Isso envolve o fortalecimento dos sistemas de saúde, formação de profissionais qualificados e fornecimento de instalações adequadas”, explica.

Sobre a Maternidade da Santa Casa BH

A coordenadora da Maternidade da Santa Casa BH, Vanessa Faria, destaca que a instituição é o segundo hospital que mais realiza partos de alto risco na região metropolitana, com 3.385 partos realizados em 2023. “Nossa maternidade opera 24 horas por dia, sete dias por semana, recebendo gestantes de baixo ou alto risco”, explica.

A estrutura da Maternidade inclui 14 leitos de clínica obstétrica, 5 leitos de pré-parto, 3 suítes de Centro de Parto Normal (CPN), 3 salas cirúrgicas obstétrica, 20 leitos de CTI neonatal, 13 leitos de Unidade de Cuidados Convencional (UCINco) e Unidade de Cuidados Canguru (UCINca). Além da estrutura física, oferece assistência materna com equipe dos serviços de Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Serviço Social.

A instituição é certificada como Hospital Amigo da Criança e da Mulher e desde 2006 é certificada no Método Canguru. A Maternidade também realiza, em parceria com a Associação das Voluntárias da Santa Casa BH (AVOSC), o Curso para Gestantes on-line e presencial, preparando mães e famílias para os cuidados com o bebê.