Atualizado em: 19/07/2024 – 16:07:00

O equipamento foi adquirido em março de 2024, com recurso do Valora Minas, no valor de R$ 1,5 milhão

Na manhã desta quinta-feira (11/7), a Santa Casa BH celebrou a realização de 3 mil exames de tomografia computadorizada com o novo tomógrafo adquirido pelo programa “Valora Minas”, do governo estadual, com recurso repassado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O evento, realizado no Salão Nobre da instituição, reuniu autoridades públicas, diretores, superintendentes e médicos da Santa Casa BH para comemorar o impacto positivo do novo equipamento na saúde da população mineira.

Desde a chegada do novo tomógrafo, em março deste ano, a instituição, que antes contava com um único equipamento, registrou um aumento expressivo no número de exames realizados, passando de uma média de 1,5 mil para 3 mil tomografias mensais. Esse incremento reduziu o tempo de espera dos pacientes, proporcionando diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais adequados.

A solenidade contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, da secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Lopes, do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, além de diretores e superintendentes da instituição. Durante a cerimônia, foi entregue uma placa em homenagem ao governo do estado pelo apoio e investimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Em seu discurso, o provedor da Santa Casa BH destacou a importância da parceria com o governo estadual: “Esse apoio tem sido fundamental para a nossa missão de oferecer saúde de ponta para todos. O recurso recebido para a aquisição do novo tomógrafo é um exemplo claro do comprometimento do governo com a saúde pública e tem permitido à Santa Casa BH oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos, impactando diretamente a vida de milhares de pacientes”.

Durante a visita, o vice-governador destacou o investimento em tecnologia na saúde feito pelo governo de Minas Gerais, como a aquisição de equipamentos de tomografia computadorizada, que são essenciais para acelerar diagnósticos e melhorar a qualidade do atendimento médico. “Tomógrafos como este da Santa Casa BH transformam nossa capacidade de assistência. Eles não apenas aceleram e aprimoram a realização dos exames, ampliando o número de atendimentos, mas também ajudam a preencher vazios assistenciais”, explicou o Professor Mateus.

O secretário de Estado de Saúde e médico da Santa Casa BH, Fábio Baccheretti, reconheceu o papel fundamental da instituição na saúde do estado e ressaltou a importância do novo tomógrafo para os tratamentos em que o hospital é referência. “A Santa Casa BH não é apenas uma instituição de saúde, é um símbolo de dedicação e cuidado com os mineiros. Eu, como médico, ressalto que um novo tomógrafo na instituição tem um valor imenso. Aqui são realizados a maior parte dos transplantes do país, além de cirurgias de média e alta complexidade, como as cirurgias cardíacas e neurológicas. A Santa Casa BH é essencial para a sociedade, e nosso papel como gestores é garantir que nossos recursos cheguem onde realmente fazem a diferença”, afirmou.

Sobre Centro de Diagnósticos e Tratamentos (CDT)

O CDT é o setor da Santa Casa BH onde são realizados todos os tipos de exames por imagem, com ou sem laudo, incluindo tomografia, raios-x, mamografia, ressonância magnética, ultrassom, entre outros. Este centro oferece atendimento de qualidade e segurança para os pacientes encaminhados pelo SUS, garantindo equipamentos de alta tecnologia, salas climatizadas e uma equipe especializada de profissionais. Esses procedimentos são essenciais para proporcionar exames e tratamentos menos invasivos, acelerando o atendimento médico e permitindo o rastreamento precoce de doenças.

Sobre o Valora Minas

Implementado em 2021, o programa Valora Minas busca otimizar a distribuição de recursos entre as regiões do estado, vinculando os repasses financeiros à qualidade dos serviços e resultados apresentados pelos hospitais beneficiados. O repasse do tomógrafo à Santa Casa BH é um exemplo concreto dos benefícios proporcionados por essa iniciativa do governo de Minas Gerais.

Assista o vídeo