Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:10

Anualmente, toda segunda quinta-feira do mês de março é comemorado o “Dia Mundial do Rim”. A data foi idealizada pela International Society of Nephrology (ISN) com o objetivo de conscientizar sobre o crescente aumento das doenças renais em todo o mundo. Atualmente, estima-se que 10% da população possua algum grau de doença renal crônica, isso equivale a aproximadamente 700 milhões de pessoas.

Para celebrar o Dia Mundial do Rim, a Santa Casa BH (SCBH) promoveu diversas ações com o foco na prevenção das doenças renais e orientações para colaboradores, pacientes, familiares e população em geral.

No dia 9, foram distribuídos panfletos com orientações, balões e garrafas de água mineral personalizadas. A ação aconteceu na Avenida Francisco Sales, em frente ao hospital, e também em outras unidades do Grupo Santa Casa BH e praças da região hospitalar.

No dia 10, foi realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) o Simpósio de Nefrologia da Santa Casa BH, que teve como objetivo abordar temas relevantes sobre a doença renal nos pacientes adultos e pediátricos, bem como apresentar a linha de cuidado do serviço de Nefrologia da instituição.

O evento foi realizado durante todo o dia, no salão nobre da SCBH e contou com a presença do provedor do grupo Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, do diretor de Assistência à Saúde, Dr. Cláudio Dornas, do superintendente de Governança Clínica, Dr. Pedro Macedo, do coordenador médico do serviço de Nefrologia da SCBH, Dr. Gustavo Mário Capanema Silva, do presidente da Sociedade Mineira de Nefrologia, Dr. Renato Medeiros, além de médicos, gerentes e equipe multidisciplinar do grupo.

Sobre a DRC

A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada por lesão nos rins por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm diversas funções, como regular a pressão arterial, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, dentre outras.

De acordo com o nefrologista da Santa Casa BH, Dr. Gerson Marques, as doenças renais são muito frequentes e a grande maioria não possui nenhum sintoma específico. “É muito comum o paciente procurar o médico já com grande parte da função renal comprometida e nunca ter sentido sintoma algum”, conta.

No Brasil estima-se que 150 mil pacientes realizam algum tipo de diálise (processo artificial para remover os resíduos e excesso de líquidos do corpo, necessário quando os rins não estão funcionando adequadamente).

Na Santa Casa BH são realizadas em torno de 5.000 sessões de hemodiálises por mês. Dr. Gerson ressalta que o ponto mais importante da conscientização é a prevenção. “A cada ano verificamos um aumento de cerca de 6% no número de pacientes que necessitam de algum tipo de diálise com doenças renais graves”. A previsão é de que nos próximos cinco anos, o país atinja a marca histórica de 200 mil pessoas em diálise. Esse aumento ocorre principalmente porque a população tem apresentado elevadas taxas de obesidade, diabetes e hipertensão.

De acordo com o médico, é de suma importância orientar a população de alto risco e os que possuem histórico familiar de doença renal que procurem o seu médico de confiança para a realização de exames de prevenção como: creatinina, urina rotina, ultrassom dos rins e do trato urinário.