Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:07

A Esclerose Múltipla é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central. Ela afeta, atualmente, cerca de 40 mil brasileiros. Com o intuito de disseminar mais informações sobre esta doença e as duas formas de tratamento, a Santa Casa BH – maior instituição de Saúde 100% SUS de Minas Gerais, promoveu na manhã desta última quarta-feira (13/09), o Simpósio “Vamos Falar sobre Esclerose Múltipla?”. 

O evento promovido de forma presencial (Espaço do Conhecimento) e on-line (google meet) pelos membros do Centro de Atenção ao Paciente Portador de Esclerose Múltipla (CAPPEM) da instituição, teve como objetivo reunir especialistas, profissionais de saúde, pacientes e familiares para discutir a qualidade de vida de pessoas com esclerose múltipla.

O Simpósio abordou diversos temas relacionados à doença, incluindo avanços no tratamento, o direito à informação, a excelência do serviço no SUS, aspectos neuropsicológicos, suporte emocional, reabilitação, dentre outros. O evento contou também com depoimentos de pacientes da Santa Casa BH, além de roda de conversa.

Na ocasião, o chefe do serviço de Neurologia e coordenador do Ambulatório de Esclerose Múltipla da Santa Casa BH, Dr. Antônio Pereira Gomes Neto aproveitou para apresentar o serviço e fez um breve relato histórico, desde a inauguração do Ambulatório Especializado, em 2003.

O simpósio mostrou que as alternativas terapêuticas para os pacientes são inúmeras e que eles podem ter uma ótima qualidade de vida. “Eles podem estudar, trabalhar, constituir família, ter atividades de lazer, ainda que seja necessário o acompanhamento médico permanente”, finalizou o Dr. Antônio.