Atualizado em: 07/03/2024 – 16:03:52

 A Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS vai percorrer todo o estado realizando atendimentos e exames, possibilitando a educação, a prevenção e identificação de casos de alta suspeição do câncer

Em meio aos desafios de saúde enfrentados pela sociedade, a Santa Casa BH mantém o seu compromisso em levar saúde de ponta para todos. No próximo sábado (9/3), às 11h, o Instituto de Oncologia Santa Casa BH, em parceria com a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE) concretiza um importante projeto que vai além das paredes do hospital, ao inaugurar a Carreta da Família – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS.

A cerimônia de inauguração contará com a presença do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, diretores, superintendentes e gerentes da instituição, além dos diretores da CAPE, representantes dos Supermercados BH, parlamentares e os Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, bem como diversas autoridades públicas e representantes governamentais.

A gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Lorena Lima, explica que a Carreta da Família irá percorrer todo estado de Minas Gerais, disponibilizando exames de mamografia, raio-x, além de atendimentos multiprofissionais, com foco em educação, prevenção e identificação de casos de alta suspeição das neoplasias mais prevalentes em adultos e crianças. “Os atendimentos serão realizados conforme cronograma em construção, respeitando as regulamentações estaduais e municipais vigentes. As ações serão personalizadas para cada cidade a ser visitada, iniciando com reuniões para negociações organizacionais com os gestores locais, identificação das necessidades, definição do escopo logístico, entre outros, além da capacitação das equipes da atenção primária e monitoramento de 100% das famílias atendidas”, detalha Lorena.

Mais do que um veículo, a Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS representa um grande avanço na saúde dos mineiros, sendo um elo importante para trabalhar a educação dos profissionais de saúde da Atenção Primária e de toda a sociedade, prevenindo e identificando casos de alta suspeição do câncer, proporcionando mais agilidade no acesso aos serviços oncológicos habilitados em toda Minas Gerais.

Essa iniciativa em prol da saúde pública conta com a dedicação de profissionais de alta performance e uma extensa rede de parceiros, especialmente a CAPE, proprietária da Carreta da Família, adquirida através de investimentos próprios e do apoio dos Supermercados BH, cujas doações foram essenciais para tornar o projeto uma realidade, e aos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado, atuante na esfera federal, e Elismar Prado, incansável defensor no âmbito estadual, que juntos se dedicam às causas oncológicas e generosamente destinaram emendas parlamentares, tornando possível o custeio da Carreta.

Para o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, o trabalho conjunto dessas forças mostra como a união entre os setores público e privado pode resultar em benefícios tangíveis para a população. “Os irmãos Prado e todos os envolvidos merecem todo o nosso reconhecimento e gratidão por seu papel fundamental nessa nobre causa”, ressalta.

Mais informações sobre a Carreta da Família

Estima-se que a Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS realizará uma média de 1.750 atendimentos por mês, incluindo todas as abordagens para aplicação dos protocolos clínicos, como, por exemplo, exames de mamografia em mulheres acima de 40 anos.

Todo o processo de atendimento será desenhado com os gestores de cada cidade para garantir uma abordagem integrada e o mais relevante: a continuidade do olhar atento à população atendida pela Atenção Primária e o conhecimento dos fluxos de acesso à rede de saúde oncológica estadual, para que o projeto seja propulsor de um avanço cultural.

 Instituto de Oncologia Santa Casa BH

Há mais de cem anos, a Santa Casa BH oferece tratamento oncológico à população. O hospital foi a primeira instituição de saúde de Minas Gerais a cuidar de pacientes com câncer, destacando-se como uma das referências nesse campo de atendimento.

Um grande marco, nesse sentido, é o Instituto de Oncologia Santa Casa BH. Inaugurado em 2021, a unidade oferece assistência adulta e pediátrica e conta com 37 consultórios, 88 pontos para tratamento de quimioterapia, dois aceleradores lineares, quatro leitos de urgência e salas de observação e procedimentos. Além disso, os pacientes têm à disposição toda a infraestrutura hospitalar da Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS, que inclui uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e em Radioterapia, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, entre muitos outros.

Em 2023, o Instituto de Oncologia realizou 134.637 atendimentos, incluindo primeiras consultas, sessões de quimioterapia, radioterapia, procedimentos e retornos para controle, consolidando-se como um dos dez maiores prestadores de serviços oncológicos do Brasil e transformando milhares de vidas.

Sobre a CAPE

A Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE) proporciona para as crianças, adolescentes e seus acompanhantes acolhimento durante o tratamento de câncer e outras doenças não infecciosas. A CAPE oferece uma extensão de seus lares: moradia, alimentação, transporte, atendimento multiprofissional, tudo isso com o acolhimento humanizado e individualizado. Longe de suas casas e fragilizados pela doença, os acolhidos pela CAPE são encaminhados pelos hospitais de Belo Horizonte, vindos de todo o Brasil, mas na sua maioria de cidades do interior de Minas Gerais.

A Casa promove uma rede de solidariedade eficiente, com amor, alegria, esperança e valores fundamentais sobre a vida. Na CAPE as necessidades são transformadas em esperança, através de doações financeiras e do comprometimento de parceiros, empresas e da sociedade civil, com trabalho, empatia, compromisso e transparência.