Atualizado em: 13/03/2024 – 16:03:22

A Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS vai percorrer toda Minas Gerais, realizando atendimentos e exames de prevenção e identificação de casos de alta suspeição do câncer

O Instituto de Oncologia Santa Casa BH, em parceria com a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), inaugurou, no último sábado (9/3), a Carreta da Família – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS, que vai percorrer diversas cidades do estado, realizando exames de mamografia, raio-x e atendimentos multiprofissionais, com foco em educação, prevenção e identificação de casos de alta suspeição de câncer em crianças, adultos e idosos.

A cerimônia de inauguração aconteceu na Av. Francisco Sales, 1221, em frente ao Instituto de Oncologia Santa Casa BH, e contou com a presença do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, dos diretores, superintendentes e gerentes da instituição, além do idealizador da Carreta e fundador da CAPE, José Marcílio Nunes Filho, da diretora dos Supermercados BH, Sheilla Lima, do desembargador Armando Freire, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, bem como diversas autoridades públicas.

Mais do que um veículo, a Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS representa um grande avanço na saúde dos mineiros, sendo um elo importante para trabalhar a educação dos profissionais de saúde da Atenção Primária e de toda a sociedade, prevenindo e identificando casos suspeitos de câncer, proporcionando mais agilidade no acesso aos serviços oncológicos habilitados de Minas Gerais.

Estima-se que a Carreta realizará, em média, 1.750 atendimentos por mês, incluindo todas as abordagens para aplicação dos protocolos clínicos, tais como exames de mamografia em mulheres acima de 40 anos.

Durante o discurso de inauguração, o provedor da Santa Casa BH explicou que todo o processo de atendimento será desenhado com os gestores de cada cidade para garantir uma abordagem integrada e dar continuidade ao tratamento do paciente em um Centro de Saúde referenciado de seu município.

Para ele, a Carreta da Família é, também, um marco simbólico para a Santa Casa BH, pois recentemente a gigante da saúde do estado passou por um reposicionamento institucional e tornou-se uma causa: saúde de ponta para todos, e essa causa não cabe mais dentro do prédio. “Ela é maior do que a própria instituição. E, agora, mais do que nunca, não cabe no hospital, a Santa Casa BH ganhou rodas e vai para as estradas, levando saúde a quem precisa. Vamos levar prevenção e tratamento para toda Minas Gerais. É algo tangível nesta nossa causa”, ressalta Roberto Otto.

O idealizador do projeto, José Marcílio, se emocionou ao lembrar de como surgiu a ideia da Carreta. Ele contou do sonho que teve com Padre Eustáquio pedindo que ele ajudasse as crianças com câncer e, para isso, não bastava somente abrir a Casa CAPE. “Eu precisava fazer mais, tinha que chegar nas crianças e famílias que moram no interior e que muitas vezes levam meses para chegar à capital e dar início ao tratamento contra o câncer”. José Marcílio aproveitou para agradecer a todos os profissionais e parceiros envolvidos no projeto.

A iniciativa em prol da saúde pública conta com a dedicação de profissionais de alta performance e uma extensa rede de parceiros, especialmente a CAPE, proprietária da Carreta da Família, adquirida através de investimentos próprios e do apoio dos Supermercados BH, cujas doações foram essenciais para tornar o projeto uma realidade. A Carreta tem, ainda, o apoio do TJMG e dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que juntos se dedicam às causas oncológicas e destinaram emendas parlamentares, tornando possível o custeio da Carreta.

No evento, a diretora dos Supermercados BH disse que a empresa tem um grande compromisso com a comunidade, especialmente porque a marca está presente em mais de 70 municípios de Minas Gerais. “Nós entendemos os desafios da saúde pública e, por isso, nos dedicamos a apoiar projetos como esse. Estamos profundamente gratos por termos sido convidados para contribuir com a doação da Carreta e, assim, fazer a diferença em nosso estado”, ressalta Sheila Lima.

Os irmãos e deputados Weliton Prado e Elismar Prado enfatizaram o significativo trabalho que a Santa Casa BH tem realizado ao longo de mais de cem anos. “O hospital foi pioneiro em Minas Gerais no cuidado de pacientes com câncer, destacando-se como uma das referências no estado. Sentimo-nos profundamente honrados em ser os guardiões dessa nobre causa e auxiliar no custeio da Carreta da Família”, afirmaram.

Confira as fotos: