Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:07

Na última quinta-feira, dia 28 de setembro, a Santa Casa BH promoveu um evento inovador para trazer mais alegria e esperança para as crianças em tratamento contra o câncer. O serviço de Psicopedagogia e Psicologia, em parceria com o setor de Responsabilidade Social e Mobilização de Recursos, realizou uma vernissage com pinturas em telas feitas pelas próprias crianças, retratando o tema “nossa família”.

A ação faz parte do Setembro Dourado, uma campanha internacional que visa debater o câncer infantojuvenil e conscientizar a sociedade sobre os diferentes tipos de tumores que acometem crianças e adolescentes em todo mundo, além de reforçar a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.

A psicopedagoga da Pediatria da Santa Casa BH, Liliane Nunes, mais conhecida como “Lili”, conta que a ideia da Vernissage surgiu a partir da constatação de que a pintura pode ser uma poderosa ferramenta terapêutica, que auxilia no processo de cura e bem-estar dos pequenos. Além disso, a iniciativa busca valorizar a expressão artística das crianças, proporcionando um momento de diversão e distração durante a internação.

Lili explica que o tema escolhido para as obras foi a família de cada criança, uma vez que a presença e o apoio dos pais, tios, primos e avós é fundamental no processo de recuperação dos pacientes. “As telas retratam momentos de carinho e união, além de ser uma forma de homenagear as várias configurações de família”, diz.

Os quadros foram produzidos por 17 crianças, entre os dias 25 e 27 de setembro, tendo, no primeiro dia, orientações da artista e pintora Sueli Cardoso. As telas e materiais foram doados pelo pintor profissional Marcos Lima.

No dia 28, a Vernissage foi o ápice desse processo de criação, um momento em que toda a equipe multi, artistas e familiares se uniram para celebrar não apenas a arte, mas a coragem e a resiliência de cada paciente.
A exposição contou também com a presença do diretor de Educação e Relações Institucionais da Santa Casa BH, Carlos Renato de Melo Couto, e do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, além de artistas e da madrinha da instituição, Kayete Fernandes.

Em meio a tanta emoção, os presentes puderam registrar os momentos em uma cabine de fotos, que capturou a alegria que transbordava em cada um dos presentes. Para encerrar, as crianças e seus familiares foram surpreendidos com um delicioso buffet oferecido pela Let’s Go Festas.