Atualizado em: 19/07/2024 – 11:07:36

Iniciativa foi realizada nos Ambulatórios Especializados e incluíram blitzes educativas e preventivas, além de oficinas para os pacientes laringectomizados

A campanha Julho Verde – criada pela Associação Brasileira de Câncer Cabeça e Pescoço  (ACBG Brasil) e apoiada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e da detecção precoce dos cânceres de cabeça e pescoço. Em 2024, a Santa Casa BH, que é referência em tratamentos oncológicos em Minas Gerais, se juntou novamente ao movimento e realizou, no último 12 de julho, ações junto aos seus pacientes e colaboradores.

A iniciativa foi promovida pela equipe de Fonoaudiologia juntamente com o serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CCP) e mobilizou diversos setores dos Ambulatórios Especializados Santa Casa BH para falar desses tipos de tumores que podem ter incidência em órgãos como boca, língua, lábios, nariz e garganta. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que a cada ano, entre 2023 e 2025, surjam mais de 39,5 mil novos casos de tumores desse tipo.

Diante desse cenário, as ações realizadas nos Ambulatórios Especializados incluíram blitzes de educação, prevenção e promoção à saúde  que reforçaram junto aos pacientes e colaboradores da unidade os riscos ligados a esse tipo de câncer. O chefe da Clínica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (CCP) da Santa Casa BH, Dr. João Batista de Oliveira, explicou que “o tabagismo, associado ou não ao uso de álcool, é o principal agente relacionado ao surgimento dos tumores de cabeça e pescoço. Quando combinadas, no entanto, essas substâncias podem aumentar em 40% as chances de aparecimento das neoplasias. Além disso, estudos atuais já indicam que o HPV, que é o Papilomavírus Humano, também é um fator significativo, especialmente para cânceres de orofaringe”, disse.

Na ocasião, o médico mencionou a importância de estar atento aos possíveis sinais, o que pode ajudar na detecção precoce dos tumores. “Lesões e manchas brancas ou avermelhadas na boca, rouquidão e tosse persistente, dor no ouvido, dificuldade para engolir ou respirar e nódulos no pescoço devem acender um alerta e levar o paciente a procurar por uma avaliação médica. É fundamental reforçarmos essa mensagem porque a detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço pode resultar em índices de sucesso no tratamento superiores a 90%. Por outro lado, nos casos mais avançados, o risco de óbito aumenta significativamente”, enfatiza Oliveira.

Oficina para pacientes

A ação do Julho Verde nos Ambulatórios Especializados Santa Casa BH contou, ainda, com uma oficina especial voltada para pacientes laringectomizados totais. Eles realizam reabilitação fonatória na unidade e são acompanhados pela fonoaudióloga Ariana de Souza, que faz parte do serviço ambulatorial e esteve à frente da organização da campanha.

Segundo Ariana, a oficina teve o intuito de homenageá-los. “Foi um momento de reconhecimento pela superação da doença. Eles passaram pela cirurgia de remoção total da laringe, e em continuidade à fonoterapia, alguns já receberam a laringe eletrônica, que permite a comunicação através da voz de forma adaptada. Todos estão em acompanhamento fonoaudiológico e evoluindo com uma melhora da qualidade de vida”, pontuou a profissional.

A fim de oferecer uma abordagem multidisciplinar, participaram da oficina, além da fonoaudióloga Ariana, a enfermeira Mayra Carolina de Oliveira, que destacou os cuidados para higiene e conservação do estoma e dos dispositivos utilizados, e da psicóloga Patrícia Seixas, que falou sobre a necessidade de cuidar da saúde emocional, reforçando que devemos ser as pessoas mais importantes para nós mesmos. “Nosso intuito também foi mostrar para esses pacientes que é possível seguir em frente e viver com qualidade, realizando sonhos. Tanto a oficina quanto toda a iniciativa do Julho Verde tiveram como finalidade a prevenção e promoção da saúde de forma integral”, completou Ariana.

Confira as fotos da ação: