Compliance

APRESENTAÇÃO

O Programa de Compliance e Integridade da Santa Casa BH foi estabelecido no mês de dezembro de 2018 partindo do propósito de assegurar a conformidade e a ética de processos, baseado nas estratégias adotadas pela instituição.

Este Programa é destinado a todas as unidades que compõem a Santa Casa BH e suas partes interessadas, devendo ser cumprido por todas as pessoas que participam ou desempenham suas atividades profissionais na instituição.

O reconhecimento da importância do Programa de Compliance e Integridade e o seu cumprimento, por meio de normas de transparência, ética e integridade reforça o compromisso da Santa Casa BH com as atitudes que consideramos corretas para a condução de nossas atividades e, principalmente, de nossos profissionais.

 

CONCEITOS E OBJETIVOS

Compliance: é a conformidade de práticas e condutas com as regras, normativos e legislações vigentes.

Integridade: é a qualidade de algo ou alguém honesto, íntegro.

A área de Compliance e Integridade da Santa Casa BH é a responsável por garantir o cumprimento das Regras Institucionais de Conduta, das políticas institucionais, normativos e legislações aplicáveis à instituição, tendo como objetivos:

  • Criar mecanismos internos para assegurar que todos os procedimentos adotados internamente estejam em conformidade com a legislação e regulamentação vigente;
  • Salvaguardar a instituição quanto às suas responsabilidades legais e regulatórias;
  • Proteger a imagem e reputação da instituição;
  • Mitigar perdas financeiras;
  • Promover a cultura da conduta ética,íntegra,justa e conforme;
  • Aderir às práticas e direcionamentos com responsabilidade institucional, ética e justiça que refletem na integridade da empresa e de suas partes relacionadas;
  • Identificar, prevenir e mitigar os riscos que possam comprometer a integridade da instituição;
  • Prevenção de situações que caracterizem conflito de interesse, corrupção e suborno.

 

 PILARES DO PROGRAMA DE COMPLIANCE E INTEGRIDADE

Os Pilares do Programa Compliance e Integridade da Santa Casa BH devem nortear os esforços na busca pela conformidade. Eles representam temas importantes para a instituição, devendo garantir a concordância de práticas e condutas com as regras, normativos e legislações vigentes:

  • Apoio da Direção: Suporte e compromisso da Direção com as ações de Compliance e Integridade;
  • Treinamento e Comunicação: Disseminação dos objetivos, regras e o papel das pessoas para garantir o sucesso dos pilares de Compliance e Integridade;
  • Regras Institucionais de Conduta: Regras que disseminam valores e princípios éticos que a instituição acredita e descreve os regramentos e as condutas que devem ser cumpridas por todas as pessoas que participam ou desempenham atividades profissionais na instituição;
  • Políticas, Normas e Procedimentos: Documentos que estabelecem regras e direcionamentos para os diversos processos e áreas da instituição;
  • Avaliação de Riscos: Análise periódica de riscos para realizar adaptações necessárias na instituição, atendendo aos seus objetivos;
  • Transparência nas Contratações: Procedimentos apropriados para contratação e, conforme o caso, supervisão, de terceiros, tais como, fornecedores, prestadores de serviço, agentes intermediários, associados e pessoas;
  • Canal Confidencial de Denúncia: Canal aberto, sigiloso e amplamente divulgado para o acolhimento de relatos de irregularidades ou ilegalidades, com não retaliação ou represália aos denunciantes de boa-fé;
  • Apuração de Denúncias: Processo de apuração e investigação das denúncias recebidas, com elucidação e, se for o caso, aplicação de sanções disciplinares,;
  • Auditoria e Monitoramento: Processo constante a fim de identificar se os pilares de Compliance e Integridade estão funcionando conforme o planejado.
  • Diversidade e Inclusão: Promover um ambiente diverso, inclusivo, respeitoso e que vise a valorização das pessoas, dentro e fora da instituição, de forma a contribuir para a redução da desigualdade no ambiente de trabalho, em concordância com o objetivo estratégico institucional 2021-2025 de “promover a inclusão e diversidade”

 

 

 

 

 

REGRAS INSTITUCIONAIS DE CONDUTA

As Regras Institucionais de Conduta da Santa Casa BH uniformizam o comportamento dos profissionais com o objetivo de criar um ambiente de trabalho mais agradável a todos.

É esperado, com este documento, contribuir com a manutenção do bom relacionamento interpessoal e com a motivação de todos os profissionais para alcançar melhores resultados e com mais disciplina.

Confira aqui as REGRAS INSTITUCIONAIS DE CONDUTA da Santa Casa BH.

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=XzHBUm0zHQc&t=2s

 

CANAL CONFIDENCIAL DE DENÚNCIA

O Canal Confidencial de Denúncia da SCBH é uma ferramenta por onde os colaboradores e as partes interessadas, podem fazer denúncias referentes ao descumprimento das Regras Institucionais de Conduta, das políticas, dos procedimentos internos, dos compromissos institucionais e/ou das legislações vigentes.

O Canal é operado por uma empresa externa e especializada, responsável por receber as denúncias e encaminhá-las diretamente aos responsáveis pela apuração. Dessa forma, eliminamos os eventuais conflitos de interesse e asseguramos a confidencialidade das informações.

Para registrar sua denúncia, basta acessar o site www.ouvidordigital.com.br/santacasabh ou ligar no número 0800 892 5020

Os relatos feitos no Canal podem ser anônimos, mas caso o denunciante se identifique, sua identidade será preservada e tratada com total confidencialidade, livre de retaliações.

É importante que a denúncia contenha todas as informações sobre o fato denunciado: o que aconteceu, onde e como, nome completo dos envolvidos e testemunhas, possibilitando maior assertividade na apuração. 

Não se esqueça de anotar o número do protocolo para acompanhar o status da denúncia!

Diferença entre o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Canal Confidencial de Denúncia da instituição:

 

 

Diferença entre Reclamação e Denúncia:

PROGRAMA DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO 

A Santa Casa BH tem o compromisso de avançar constantemente na consolidação da transformação cultural, tornando-se uma organização, cada dia, mais segura, transparente, diversa e inclusiva.

É por isso que em 2022 a área de compliance e integridade criou o Programa de Diversidade e Inclusão.

Acesse o site e conheça mais sobre o Programa!

 

FALE COM O COMPLIANCE E INTEGRIDADE

Para maiores informações sobre o Programa de Compliance e Integridade da Santa Casa BH, entre em contato com o setor Compliance e Integridade pelo e-mail institucional: compliance@santacasabh.org.br ou pelo telefone (31) 3238-8009/3238-8871.