Gestão de
Riscos

A Santa Casa BH mantém-se atenta ao gerenciamento de todos os riscos, desde os estratégicos até aos operacionais. Observamos aspectos externos e internos que representam impactos, positivos e negativos, para os pacientes, a comunidade, a instituição e para as partes interessadas. Os principais riscos que acompanhamos são relacionados à prestação de serviços, assistência, educação e social.

Estamos de acordo com a ISO 31.000:2018 e outras práticas de mercado que visam proporcionar a integração, dinamismo e cobertura geral dos riscos. Isto visa reportar e permitir a tomada de decisão baseada na análise dos riscos, desde a operação até a alta direção, incluindo os riscos relacionados ao cenário externo à instituição.

O processo de gestão de riscos e crises formam juntos um sistema integrado de diretrizes corporativas. Este sistema proporciona o controle institucional, a visibilidade das fragilidades e das existências de riscos. Dessa forma, eles podem ser gerenciados, e os responsáveis podem deliberar quanto às oportunidades de melhoria contínua e aos resultados em todos os níveis.

Na Santa Casa BH, entende-se que o cliente/paciente, especialmente da área assistencial, precisa ser atendido de forma segura, informada e transparente. Além disso, é importante que ele e seus familiares sejam envolvidos ativamente no gerenciamento dos cuidados, incluindo os riscos relacionados ao processo de assistência à saúde e à educação.