Planejamento

Planejamento Estratégico 2021-2025

A Santa Casa BH está executando o ciclo de Planejamento Estratégico 2021-2025, e para alcançar os objetivos traçados para esse período, a organização conta com diversas frentes de trabalho. Levantando a bandeira que a Saúde de Ponta deve ser para todos, o nosso propósito é “melhorar a vida das pessoas”, e é exatamente isso que nos guia em cada ação desdobrada.

Gerenciamento de Projetos

A exigência crescente da aplicação de boas práticas em gerenciamento de projetos reforça a importância de ferramentas cada vez mais ágeis e organizadas, principalmente pelo fato de que o ambiente corporativo necessita se reinventar constantemente, em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico. A Santa Casa BH analisa, dentre outros aspectos, fatores econômicos, o mercado e sua capacidade de produção, para definir a previsão de investimentos que irá realizar.

Plano de Investimentos

O Plano de Investimentos ajuda os gestores a direcionarem os valores financeiros disponíveis de forma mais eficiente. Com ele, é possível visualizar os investimentos que mais se adequam à instituição, seus objetivos, o orçamento disponível e até o tempo provável para a sua execução. Nesse sentido, o documento serve como um mapa que direciona o gestor em suas ações, ajudando, também, a evitar riscos desnecessários e consequentes prejuízos. A cada período, é feita a comparação do orçado (budget) e realizado (atual), objetivando detectar as divergências e realizar revisões (forecast), que resultam em um orçamento ajustado e que permite chegar aos resultados projetados.

Gestão do Orçamento

O Orçamento Institucional é um instrumento fundamental para garantir a sustentabilidade da Santa Casa BH. Ele é um espelho do Planejamento e permite prever os resultados com o olhar no futuro. Ao longo dos anos, revisamos o processo de definição das premissas orçamentárias, contribuindo para uma elaboração mais assertiva do orçamento e para a reavaliação das regras de utilização dos recursos, com ênfase no cumprimento orçamentário. Remodelamos a definição das alçadas de aprovações e, com isso, estruturamos o processo sistêmico de contratos e pedidos de compra, destacando a visualização dos critérios de análise orçamentária para embasar a decisão e a forma de continuidade da aprovação no sistema.

Central de Informações Estratégias

Buscando qualidade, agilidade e segurança nas informações, a Santa Casa BH implantou a Central de Informações Estratégicas, que utiliza de BI (Business Intelligence), DRG (Grupos de Diagnósticos Relacionados, do inglês Diagnosis Related Groups), e outras ferramentas de Data Analytcs. A Central proporciona mais transparência à gestão, consolida as informações do banco de dados da instituição e identifica os gargalos da operação, além de apresentar a visão do mercado e subsidiar as decisões estratégicas.

A Automação Robótica de Processos, também conhecida como RPA (Robotic Process Automation), vem chamando cada vez mais atenção em todo mundo. A instituição criou o RPA DATASUS – software que auxilia na coleta dos dados do Ministério da Saúde (TABWIN) e traz mais agilidade e segurança nas informações que subsidiam as decisões dos gestores.