Responsabilidade
Ambiental

Ciente de que as atividades desenvolvidas por instituições de saúde resultam em impactos diretos no ecossistema, a Santa Casa BH busca o alinhamento entre sustentabilidade financeira, propósito e transparência, colaborando para a construção de um mundo ético, justo e sustentável em todos os âmbitos.

Adotamos iniciativas ancoradas nos aspectos ESG (Ambiental, Social e Governança) e em conformidade com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

 


DIRETRIZES AMBIENTAIS

Todas as nossas iniciativas de sustentabilidade seguem as diretrizes e procedimentos estabelecidos na Política de Gestão Ambiental, Ecoeficiência e Sustentabilidade. 

 


INICIATIVAS E O IMPACTO DE NOSSAS AÇÕES

  1. Projeto boomerang de películas de raio-x: A Santa Casa BH possui um ponto de coleta para películas de raio, onde funcionários e a população em geral depositam as radiografias inutilizadas, que são encaminhadas para reciclagem. Desde a implantação do projeto em 2018, já foram recicladas 4,9 toneladas de radiografias.

 

  1. Lacre do Bem: Parceria com o projeto “Lacre do Bem”, onde disponibilizamos pontos de coleta de lacre de alumínio nas unidades da Santa Casa BH. Através dessa iniciativa, conseguimos promover a educação ambiental, a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas, e os lacres coletados são trocados por cadeiras de rodas para pessoas carentes.Toda vez que funcionários, pacientes, acompanhantes e a população de forma geral entregam seus lacres de alumínio, eles contribuem para a construção de um mundo melhor, através da aquisição e doação de cadeiras de rodas, e da destinação ambientalmente adequada desses lacres por meio da reciclagem. Desde 2018, já foram recicladas cerca de 1,3 toneladas de lacres, e recebidas 08 cadeiras de rodas.

 

  1. Certificação Green Kitchen: As práticas ambientalmente corretas na produção das refeições para seus pacientes e acompanhantes renderam ao hospital o Selo Verde Green Kitchen, renovado anualmente desde 2018. Criada pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), a certificação é indicada para restaurantes que buscam aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes e sua região, levando em consideração aspectos sociais e ambientais.Os critérios de avaliação contemplam quesitos de ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade. A Santa Casa BH foi o primeiro hospital mineiro a receber o selo. Por dia, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), setor responsável pela alimentação, produz mais de 8 mil refeições. Dentre as ações desenvolvidas pelo SND está o uso de temperos naturais no preparo de alimentos, açúcar mascavo, azeite, copos de vidro e canecas de cerâmica no refeitório, uso de produtos de limpeza e marmitas biodegradáveis, separação de resíduos para reciclagem, destinação adequada do óleo vegetal, treinamentos e capacitação da equipe, dentre outras.

 

  1. Projeto Hospitais Saudáveis – PHS:O Projeto é uma associação sem fins econômicos, dedicada a transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade, em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. Ele trabalha em função da melhoria dos aspectos de conscientização ambiental nos hospitais públicos e privados e melhorias das questões voltadas à saúde da população. O Hospital de Alta Complexidade 100% SUS Santa Casa BH, Hospital Particular e Convênios São Lucas e os Ambulatórios Especializados Santa Casa BH integram o PHS.

 

  1. Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde: A Santa Casa BH dispõe do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), atuando de forma a minimizar a produção de resíduos, ampliar o processo de destinação para reciclagem e garantir a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos produzidos.

 

  1. Capacitação e Educação Ambiental: Realização anual de treinamentos ambientais com os funcionários da instituição para fomentar a educação ambiental e formar cidadãos conscientes e críticos quanto à preservação do meio ambiente.

 

  1. Licenciamento Ambiental: A Santa Casa BH possui licença ambiental para funcionamento, vigente até 20/02/2025. Periodicamente, a instituição presta esclarecimento aos órgãos ambientais quanto ao cumprimento das condicionantes estabelecidas na licença.

 

  1. Eficiência Energética: O uso eficiente de energia pode gerar economia, redução de custos e contribuir para a preservação ambiental. A unidade Ambulatórios Especializados Santa Casa BH possui uma usina para produção de energia elétrica em operação. A usina produz essa energia a partir da energia solar, que é uma fonte renovável de energia. As lâmpadas fluorescentes foram substituídas por modelos LED, as mais eficientes do mercado. Além disso, a Santa Casa BH conta com a doação de créditos de energia solar, feita pelo Sistema Ocemg.

 

  1. Água e efluentes: A Santa Casa BH monitora e analisa o consumo de água através de indicador estratégico, para avaliar alternativas de redução de consumo e desperdícios. Quanto ao efluente (esgoto), realiza o monitoramento do nível de contaminação através de análises laboratoriais, considerando parâmetros biológicos, físicos e químicos.

 

  1. Relatório de Sustentabilidade: Todas as demais ações e resultados da Santa Casa BH podem ser consultados através do relatório de sustentabilidade, publicado anualmente.