Comitê de Ética em Pesquisa

A Santa Casa BH possui em sua estrutura o Comitê de Ética em Pesquisa Dr. Francisco das Chagas Lima e Silva, registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa desde 1997, sendo um dos primeiros comitês de ética do país. 

O Comitê é pautado pela resolução 466 de 12 de dezembro de 2012, que aprova as diretrizes e normas para a condução dos projetos de pesquisa, direcionando seu foco para a ampliação dos aspectos éticos relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos, “enfatizando a valorização do respeito pela dignidade humana e em especial à proteção aos participantes de pesquisa”.

Todas as pesquisas direcionadas para a avaliação ética do Comitê devem ser cadastradas na Plataforma Brasil, plataforma nacional e unificada de registros de submissão de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos. 

As reuniões ordinárias acontecem mensalmente, toda última quarta-feira do mês, exceto nos meses de janeiro e julho, em que não há reuniões por conta dos recessos administrativos, e em dezembro, quando a reunião é agendada para o início do mês.

 

Clique aqui e veja o cronograma de reuniões de 2024

 

Os projetos devem ser submetidos na Plataforma Brasil até doze dias antes da reunião, para serem incluídos na pauta da reunião mensal.

 

Verifique os documentos necessários para elaboração dos projetos de pesquisa aqui.

 

Endereço e contato do CEP

Rua Álvares Maciel, nº 611 – 2º andar, sala 03 – Santa Efigênia – Belo Horizonte – MG

CEP: 30.150-250

(31) 3238-8933

comitedeetica@santacasabh.org.br

 

Horário de Funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.