Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:08

A guardiã da saúde em Minas Gerais convoca a sociedade a fazer parte de um movimento: levar saúde de ponta para todos

A Santa Casa BH realizou, na noite da última terça-feira (06/06), um grande evento, no Parque do Palácio, para comunicar o seu reposicionamento de marca. A gigante da saúde em Minas Gerais, que há 124 anos salva e melhora a vida de milhares de pessoas, não cabe mais em um prédio de hospital, ela se expande, tornando-se uma grande causa: “levar saúde de ponta para todos”.

Poucas pessoas conhecem, de fato, a grandiosidade e excelência da Santa Casa BH – maior instituição de saúde do estado que possui diversas unidades e oferece tratamentos de média e alta complexidade a pacientes de até 90% dos municípios mineiros. São mais de 3,4 milhões de pessoas atendidas por ano.

A Santa Casa BH é a maior transplantadora de órgãos e tecidos de Minas Gerais e referência em Cardiologia, Neurocirurgia, Oncologia, dentre outras especialidades. Possui Ambulatórios especializados, que são referência no estado em saúde auditiva, glaucoma e obesidade adulto e infantil.

Possui uma Faculdade de Saúde, com cursos desde a Escola Técnica até o Pós-doutorado. Dispõe de uma Funerária que, agora, se amplia como Assistência Familiar Santa Casa BH – a mais antiga de Belo Horizonte, que atende milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social, anualmente.

Possui um “braço” na saúde suplementar, com o Hospital São Lucas, que oferece consultas e cirurgias com valores acessíveis para quem pode pagar um pouco. Ganhou importantes prêmios nos últimos anos como, por exemplo, uma das melhores instituições de saúde do Brasil, de acordo com o Prêmio Época Negócios, ficando ao lado de grandes hospitais como o Albert Einstein.

Diversas personalidades estiveram presentes para prestigiar a Santa Casa BH, dentre elas, empresários, doadores, parlamentares, jornalistas, influenciadores, diretores e representantes de empresas parceiras, artistas, conselheiros da Santa Casa BH e autoridades, como o secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, a superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflávia Ferreira, a promotora de Justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte, Josely Pontes, e a promotora de Justiça de Tutela de Fundações de BH, Dra. Valma Leite de Cunha.

O ponto alto da noite foi o discurso do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, seguido da exibição do vídeo manifesto e da revelação da nova marca da Santa Casa BH, ressaltando a grandiosidade e relevância da instituição, que oferece saúde de excelência, presencia milagres e salva vidas todos os dias.

Segundo o provedor da Santa Casa BH, “estamos aqui, porque queremos que toda a sociedade saiba quem realmente somos. Juntos, somamos mais de 8 mil funcionários e médicos incansáveis, que não se conformam com a saúde de qualquer jeito. Acreditamos que a saúde tem que ser de ponta, e tem que ser para todos, não para poucos! A partir de hoje, mais que uma organização, nos tornamos uma causa, um movimento pela saúde e convocamos todos a fazer parte desse movimento maior: saúde de ponta para todos”, conta.

Como toda causa, a instituição possui, agora, em sua nova marca um símbolo universal e de esperança: o coração. O provedor explica que o coração é símbolo de cuidado, saúde e entrega. O “S” de Santa Casa BH forma um coração que pulsa, com um traço apaixonado, original, demonstrando vibração e energia. A cor vermelha reflete a paixão de todos que fazem parte, mas também a urgência da saúde, a prioridade da organização.

“Os mineiros sabem que podem contar conosco, pois também somos um símbolo de excelência. Temos uma equipe multidisciplinar de altíssimo nível, com médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, dentre outros. Possuímos equipamentos de última geração que proporcionam diagnósticos e tratamentos extremamente complexos. Presenciamos diariamente histórias de pessoas que haviam sido desacreditadas em outras instituições de saúde e, ao virem para a Santa Casa BH, são salvas ”, ressalta Roberto Otto.

Durante o discurso, o provedor pediu o apoio e participação de todos: pessoas físicas, empresas e poder público para que a Santa Casa BH continue salvando cada vez mais vidas, seja com recursos, influência ou divulgação. “Daqui pra frente, vamos lançar diversos projetos que só serão possíveis se vocês toparem estar conosco e fazerem parte ativamente. Queremos que todos tenham a consciência de que podem fazer a diferença na vida de milhares de pessoas”, explica.

Para finalizar, o jornalista Paulo Leite, que na ocasião foi mestre de cerimônia, convidou todos os presentes a deixarem registrado, de forma simbólica, o seu comprometimento em apoiar a Santa Casa BH. Cada convidado, colocou a sua digital duas vezes, formando um coração, em uma obra de arte baseada no propósito da instituição e criada pelo artista Fábio Vilarinho, durante o evento.

A belíssima obra será exposta na Santa Casa BH e eternizará o comprometimento de todos os presentes, que deixaram a sua “marca”, com a instituição e com a saúde de Minas Gerais.