Atualizado em: 02/01/2024 – 18:01:21

No último dia 15 de dezembro, o Salão Nobre da Santa Casa BH foi palco da premiação da 2ª edição do Santa Ideia, programa que visa reconhecer soluções propostas pelos colaboradores e estimular a cultura da inovação em toda a instituição. A iniciativa, promovida pelo OrixLab, unidade de inovação da Santa Casa BH, tem como objetivo final captar e implementar ideias que contribuam para a melhoria na qualidade, economia, segurança e agilidade dos processos institucionais.

O evento contou com a presença do provedor, Roberto Otto Augusto de Lima, da diretoria e superintendência, além dos concorrentes do Santa Ideia e suas respectivas torcidas, que agitaram a premiação. No total, foram 274 projetos inscritos, sendo 20 finalistas e 6 ganhadores, divididos em duas categorias: “Redução de Custos e/ou Aumento de Receita” e “Melhoria na Experiência do Cliente”. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada uma foram escolhidos pelo Núcleo de Direção Superior (NDS) da Santa Casa BH, formado pelos quatro diretores e pelo provedor. 

A coordenadora farmacêutica das Farmácias Satélites, Cynara Reis, foi a grande vencedora da categoria “Experiência do Cliente”. Ela explica que a sua ideia propõe “implementar um atendimento ambulante para levar os medicamentos até os postos de Enfermagem e evitar as filas na porta da Farmácia que atrapalham bastante o trabalho do técnico farmacêutico e acabam gerando uma experiência negativa para o nosso paciente”, diz. Cynara ainda enalteceu a iniciativa do Santa Ideia. “É uma oportunidade ímpar, a gente vê que a instituição está valorizando o talento interno, nós nos sentimos valorizados”, pontuou a coordenadora. 

Já na categoria “Redução de Custos e/ou Aumento de Receita”, a ideia vencedora foi um software que acelera a busca por exames dos pacientes, proposta pelo médico nefrologista Carlos Rafael de Almeida. “A ideia surgiu durante a pandemia da Covid-19, quando uma grande quantidade de pacientes sofreu lesão renal aguda, mais que triplicando o volume e a urgência dos atendimentos. Isso tornou imperativo agilizar a cobrança dos exames e foi quando eu idealizei esse projeto do programa. Por meio dele, conseguimos cobrar os exames com agilidade, fornecendo ao médico, de forma automatizada, os elementos necessários para tomar a decisão relacionada ao doente. Eu acho um ganho enorme para a instituição, é um diferencial, algo que não imaginaríamos que fosse possível ter isso em um hospital 100% SUS”, comentou Almeida. 

A cerimônia de premiação foi apresentada pelo head de Inovação da Santa Casa BH, Bruno Nascimento, que falou sobre como a instituição vem estimulando e valorizando o pensamento inovador. “O Santa Ideia é um programa para os colaboradores participarem, observando os desafios reais que eles ou os pacientes têm no dia a dia e propondo soluções, ideias e projetos que consigam trazer um resultado em cima desse problema. Na segunda edição do programa, o processo foi mais capilarizado, com a participação desde os setores gerenciais até os assistenciais. Mesmo as propostas que não foram finalistas ou campeãs farão parte de um banco de ideias que estão sendo sempre analisadas. Todas têm um potencial muito grande”, complementou Nascimento. 

Além de troféus, o primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria ganharam um notebook, um smartphone e um caixa de som JBL, respectivamente. Confira o resultado final:

 

Categoria 1 – Melhoria da Experiência do Cliente

1º lugar: Cynara Ribeiro Reis (coordenadora farmacêutica das Farmácias Satélites) – Ideia: Atendimento Ambulante da Farmácia; 

2º lugar: Daniel Flávio Pereira Gonçalves (assistente de RH) – Ideia: Dashboard de Perfil Epidemiológico dos colaboradores;

3º lugar: Jéssica Roberta Lopes Flores (assistente administrativo de Hotelaria) – Ideia: Assistente Virtual para Clientes.

 

Categoria 2 – Redução de Custos e/ou Aumento de Receitas

1º lugar: Carlos Rafael de Almeida Felipe (médico Nefrologia) – Ideia: Software para Acelerar a Busca por Exames dos Pacientes;

2º lugar: Lina Carla Bernardes (técnica de Enfermagem Bloco Cirúrgico Nefrologia) – Ideia: Kit para Cirurgia de Retina; 

3º lugar: Handrikson Petzold (assistente administrativo TI) – Ideia: Fluxo para Recebimento de Notas Fiscais de Forma Eletrônica.

Veja as fotos: