Atualizado em: 08/01/2024 – 09:01:46

Selo reconhece as práticas ambientalmente corretas na produção diária de mais de 10 mil na instituição 

Em mais um reconhecimento do seu compromisso com a excelência e a sustentabilidade, a Santa Casa BH acaba de conquistar, pelo quinto ano consecutivo, a certificação Green Kitchen, destinada aos estabelecimentos com as maiores pontuações em cozinhas sustentáveis. O selo é fruto do trabalho desenvolvido pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), em parceria com o setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a área de Hotelaria e Facilities.

Criado pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), o Green Kitchen atesta, mais uma vez, as práticas ambientalmente corretas da Santa Casa BH na produção das mais de 10 mil refeições distribuídas diariamente para seus pacientes e acompanhantes. A gerente do SND, Vanessa Andrade, explica que o foco na alta qualidade e na inovação é crucial para esse resultado. 

Um dos pilares fundamentais no preparo do cardápio é a utilização exclusiva de temperos naturais orgânicos, proporcionando não apenas sabores autênticos, mas também promovendo a saúde, por meio de escolhas alimentares conscientes. A integralidade na utilização dos alimentos é outra marca registrada da nossa cozinha. Cada ingrediente é valorizado em sua totalidade, reduzindo significativamente os desperdícios e contribuindo para um modelo de produção mais eficiente e responsável”, conta a gerente. 

Para alcançar essas práticas, Vanessa explica que, nos bastidores, os profissionais envolvidos recebem orientações direcionadas para um uso consciente de recursos, desde a escolha de produtos de limpeza biodegradáveis até controles rigorosos da qualidade da água e das instalações. 

“O compromisso não se limita à cozinha, se estende a uma gestão exemplar dos resíduos, fomentando ações que impulsionam a educação ambiental e promovem a conscientização sobre a importância de preservar nosso planeta”, ressalta. 

Vanessa finaliza destacando que o trabalho desenvolvido pelo Serviço de Nutrição e Dietética é de fundamental importância para a assistência aos pacientes “Oferecer saúde de ponta para todos passa, obrigatoriamente, pela nutrição deles. Nesse sentido, cada um possui uma dieta seguida à risca e isso é primordial para a sua completa recuperação. Essa conquista vem coroar esse trabalho, que é realizado por muitas mãos todos os dias”, completou a gerente.