Atualizado em: 18/03/2024 – 18:03:01

Celebração foi realizada na última quinta-feira, 14/3, no Plenário da ALMG; serviço da Santa Casa BH é referência no estado no atendimento a bebês prematuros e com malformações graves

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na noite da última quinta-feira (14/3), uma Reunião Especial no Plenário para comemorar os 50 anos do Serviço de Neonatologia da Santa Casa BH. A homenagem foi solicitada pelo deputado estadual Lucas Lasmar (Rede), guardião da Neonatologia da Santa Casa BH.

Na oportunidade, o Dr. José Mariano Sales Alves Junior, médico neonatologista e responsável técnico das Unidades Neonatais da Santa Casa BH, enalteceu a importância do trabalho do setor na oferta de tratamento de qualidade pelo SUS e destacou o pioneirismo do Dr. Navantino Alves Filho, fundador da Neonatologia da Santa Casa BH.

“Registro, em nome de toda a equipe da Neonatologia da Santa Casa BH, o nosso agradecimento a todas as forças políticas que financiam e apoiam a nossa lida com bebês graves de todas as camadas da pirâmide social, em especial os mais vulneráveis e vindo de todos os cantos do estado”, disse.

O médico completou que, especialmente nos últimos 10 anos, a Santa Casa BH se consolidou como referência no atendimento a bebês com síndromes neurológicas, doenças cromossômicas, anomalias abdominais e doenças do coração. “Conseguimos atender com dignidade essa demanda”, afirmou.

Já o deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) e guardião da Neonatologia da Santa Casa BH destacou que, nos últimos anos, a taxa de mortalidade infantil em Minas Gerais aumentou, passando de 10,48 por mil nascidos vivos, em 2020, para 11,72, em 2023. Quanto mais prematuro o bebê, maiores são os riscos de complicações médicas, o que reforça a importância dos cuidados intensivos.

“O serviço de neonatologia da Santa Casa BH desempenha um papel crucial na redução desses números, oferecendo cuidados especializados e salvando vidas. O hospital tem uma equipe qualificada, trabalha com método humanizado e o mais importante: tem atendimento 100% SUS. Tenho orgulho de ter recebido o convite para ser Guardião da Neonatologia da Santa Casa BH, porque é um serviço que merece toda nossa homenagem e agradecimento”, analisa Lasmar.

Ao final, representando o presidente da ALMG, o deputado estadual Tadeu Martins Leite (MDB), o deputado estadual Lucas Lasmar (Rede) entregou, nas mãos do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, e do Dr. José Mariano, uma placa comemorativa aos 50 anos do Serviço de Neonatologia da Santa Casa BH.

Saúde de ponta para todos

O requerimento da homenagem aos 50 anos do Serviço de Neonatologia da Santa Casa BH ressalta que o Brasil ocupa a 10ª posição mundial em partos prematuros e que, entre 2019 e 2021, mais de 8 milhões de bebês nasceram antes das 37 semanas de gestação no País, segundo dados do Ministério da Saúde.

Neste contexto, o Serviço de Neonatologia da Santa Casa BH, inaugurado em setembro de 1973, atende a população de Minas Gerais, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo referência no Estado no atendimento a bebês, principalmente os prematuros ou com malformações graves.

A instituição ainda se destaca como referência em Minas ao realizar cirurgias para tratamento de cardiopatia congênita em pacientes do SUS.

Somente em 2023, a Neonatologia da Santa Casa BH realizou 1.051 atendimentos, sendo 621 na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e 430 na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN). Além disso, foram realizadas 7.596 consultas de pré-natal em gestações de alto risco.