Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:08

Instituição realizou 1ª Semana da Diversidade e Inclusão e marcou presença na 24ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte

O compromisso com a sociedade é um dos valores da Santa Casa BH e, por isso, além de levar saúde de ponta para todos, a instituição é reconhecida por estar em constante diálogo e participar dos debates relevantes para a coletividade. Nesse contexto, o respeito e a equidade estão presentes nas relações estabelecidas interna e externamente e norteiam diversas ações implementadas na organização.

Seguindo essa diretriz, o Programa de Diversidade e Inclusão, que foi lançado em 2022, realizou, entre os dias 27 e 30 de junho deste ano, a 1ª Semana da Diversidade e Inclusão, que teve como tema central o respeito e a empatia. Foram promovidas palestras e rodas de conversas voltadas para a Alta Direção, gestores (gerentes e coordenadores) e para os demais colaboradores. 

A programação foi conduzida pela pesquisadora Daniella Barcellos, que possui mais de 30 anos no mercado corporativo, liderando times em diversos segmentos e áreas. Os temas das apresentações, dos debates e dos workshops abordaram a diversidade e a inclusão como vantagem competitiva, lideranças inclusivas e o letramento em diversidade e inclusão. Um dos destaques da semana foi a roda de conversa sobre liberdade para pertencer, que contou com a participação da madrinha artística da Santa Casa BH, a atriz, apresentadora e locutora, Kayete.

Segundo Gabriela Araújo, gerente de Auditoria e Compliance, área responsável pelo Programa Diversidade e Inclusão, a Semana teve como propósito engajar ainda mais os colaboradores na discussão de assuntos que fazem parte desse universo. “Esse evento marca um ano do nosso programa e veio engajar os nossos profissionais em torno dessa causa urgente, que busca incluir cada vez mais as pessoas à nossa instituição, valorizando e gerando oportunidades para aqueles quem ainda não tem em nossa sociedade. Estamos caminhando para construir uma Santa Casa BH mais plural e ainda mais focada em levar saúde de ponta para todos”, diz. 

Gabriela ressaltou, ainda, a importância da diversidade como diferencial competitivo para as empresas. “Existem diversos estudos que comprovam que quanto mais diversa for uma organização, maior a probabilidade dela ter uma performance financeira superior, de superar as concorrentes, atrair talentos, incrementar a experiência dos clientes e melhorar a satisfação dos funcionários”, pontua a gerente. 

Ela também lembrou sobre os Grupos de Afinidade que compõem o programa de Diversidade e Inclusão da Santa Casa BH e que realizam reuniões periódicas e ações ao longo de todo o ano. Qualquer colaborador pode se tornar membro das equipes, que se dividem em cinco áreas: raça e cor, gerações, LGBTQIAPN+, equidade de gênero e pessoa com deficiência (PCD). 

 

Parada do Orgulho LGBT de BH

No último dia 9 de julho, cerca de 250 mil pessoas participaram da 24ª Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, segundo dados da prefeitura da capital. Organizado pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), o evento teve como tema “Democracia: Liberdade e Direitos para Todes”. Na ocasião, a Santa Casa BH marcou presença, reforçando seu posicionamento em favor da causa. 

Representantes do Programa Diversidade e Inclusão, demais colaboradores voluntários e o diretor Jurídico, Governança e Planejamento da instituição, João Costa Aguiar Filho, participaram da programação. A Santa Casa BH, juntamente com a Cellos-MG, a Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) e o Departamento de Direito Público (DIP) – os dois últimos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – montaram um stand na Praça da Estação, ponto de início do cortejo. 

A intervenção tinha como foco falar sobre saúde sexual e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com o público da parada, que também recebeu brindes.

Os representantes da Santa Casa BH também se juntaram às atrações no palco e no trio elétrico, que movimentou as pessoas em um trajeto até a Praça Raul Soares, com muita energia, entusiasmo e vibrações positivas, clamando por respeito, direitos e igualdade de oportunidades.