Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:07

O retinoblastoma é o câncer intraocular mais comum na infância; a Santa Casa BH é a única instituição que realiza o tratamento integral e de ponta da doença pelo SUS, em Minas Gerais

O Setembro Dourado é uma campanha internacional que visa debater o câncer infantojuvenil e conscientizar a sociedade sobre os diferentes tipos de tumores que acometem crianças e jovens em todo o mundo.

Neste ano, a campanha da Santa Casa BH alerta sobre o retinoblastoma, um tipo de câncer ocular, que acomete crianças pequenas, geralmente de 0 aos 5 anos de idade. Com o tema “A informação é o primeiro passo para o diagnóstico precoce e assertivo”, a maior instituição de saúde 100% SUS de Minas Gerais promoverá diversas atividades ao longo do mês, dentre elas dois simpósios voltados para médicos e equipe assistencial e um mutirão de atendimento.

A gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Lorena Lima, explica que o mutirão de retinoblastoma não é aberto para o público em geral, e sim para os pacientes infantojuvenis já cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. “O objetivo é agilizarmos o atendimento dos pacientes com alta suspeição da doença para alcançarmos o diagnóstico mais precoce possível”, diz.

Por ser referência no tratamento deste tipo de câncer ocular no país e a única instituição de saúde 100% SUS do estado a possuir um serviço de diagnóstico e tratamento multidisciplinar do retinoblastoma, a Santa Casa BH foi convidada a participar da 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, promovida por Daiana Garbin e Tiago Leifert, nos dias 16 e 17 de setembro, em todo o país. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre o retinoblastoma, doença diagnosticada na filha do casal, Lua, quando tinha apenas 11 meses.

Esta segunda edição da campanha estará presente em diversos shoppings do país, com parceria de importantes entidades médicas e hospitais de referência. Ao todo, serão oito cidades participando, entre elas Belo Horizonte, que será representada pela Santa Casa BH. Uma equipe de médicos e profissionais do Instituto de Oncologia da instituição estará no shopping Boulevard, no dia 16 de setembro (sábado), das 10h às 22h, e no dia 17 de setembro (domingo), das 14h às 20h, distribuindo panfletos e informando sobre o que é o retinoblastoma, os principais sinais e sintomas, além de tirarem dúvidas sobre a doença. Haverá, também, ações para as crianças, como pintura facial. O evento será realizado no Piso 2, em frente à Riachuelo.

Como identificar o retinoblastoma?

Um dos sintomas mais comuns é a leucocoria, um reflexo esbranquiçado nos olhos da criança, conhecido popularmente como ‘olho de gato’, que os pais conseguem observar facilmente, ao tirar uma foto da criança, com flash. O reflexo normal é avermelhado.

É importante lembrar que, na maioria dos casos, o retinoblastoma é uma doença curável. A quimioterapia e o tratamento oftalmológico têm mostrado resultados extraordinários, preservando o olho e a visão. Em algumas situações, quando o diagnóstico é feito tardiamente, é preciso recorrer à enucleação, que é a retirada cirúrgica do globo ocular.

Serviço de referência em Minas Gerais

A Santa Casa BH está entre as 30 maiores prestadoras de serviços oncológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Brasil. A instituição é referência para o tratamento do retinoblastoma, em Minas Gerais. Desde abril de 2019, o hospital conta com o aparelho RetCam – adquirido com recursos próprios, mais verba doada pela ONG Marchadores pela Vida e ARD Foundation. Trata-se de um moderno e avançado sistema de mapeamento e avaliação da retina, baseado em imagens fotográficas digitais de alta resolução, que permite diagnósticos precisos das mais diversas patologias oculares.

A instituição dispõe de uma equipe multidisciplinar, altamente qualificada, para prestar assistência integral, desde o diagnóstico até todo o tratamento e acompanhamento.

SERVIÇO:

Setembro Dourado

Ação: Simpósio de Oncologia Pediátrica / Grupo Brasileiro de Tumores Renais
Data: 14 de setembro
Local: Espaço do Conhecimento

Ação: Simpósio de Oncologia Pediátrica
Data: 15 de setembro
Local: Salão Nobre

Ação: “De Olho nos Olhinhos”
Data: 16 e 17 de setembro
Horário: sábado: 10h às 22h | domingo: das 14h às 20h
Local: Piso 2, em frente à Riachuelo do Boulevard Shopping (Avenida dos Andradas, 3000, Santa Efigênia)