Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:08

Até 2025, são esperados 40 mil novos casos por ano, no Brasil

No Brasil, são esperados 704 mil novos casos de câncer para cada ano do triênio 2023-2025. Desse total, cerca de 40 mil (6,4%) são algum tipo de tumor de cabeça e pescoço, sendo os de língua, boca e laringe os mais comuns. Os dados fazem parte da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O otorrinolaringologista e chefe da Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa BH, Dr.  Vinícius Antunes, esclarece que os principais sintomas dos tumores dessa região são úlceras que não cicatrizam, alteração persistente da voz (como rouquidão), aparecimento de algum caroço no pescoço e leves sangramentos na boca. O grande fator de risco é o tabagismo e, em menor escala, aparece o vírus HPV.

Ele explica que “dois exames são fundamentais para este tipo de câncer ser detectado: tomografia ou ressonância de cabeça e pescoço e a Nasofibrolaringoscopia, que fornece imagens da mucosa nasal, da faringe e da laringe”, diz Antunes.

Referência no tratamento de todos os tipos de câncer em Minas Gerais pelo SUS, o Instituto de Oncologia Santa Casa BH conta com um ambulatório específico e oferece toda a linha de cuidado para tratamento dos diferentes tumores de cabeça e pescoço. No total, a unidade, que, só em 2022, realizou mais de 120 mil atendimentos, possui 37 consultórios, 88 pontos para tratamento de quimioterapia, dois aceleradores lineares, quatro leitos de urgência e salas de observação.

Além disso, os pacientes têm à disposição toda a infraestrutura hospitalar da Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS que inclui uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e em Radioterapia, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentistas, entre outros.

“No Instituto, tudo pode ser realizado em um único local, garantindo o atendimento integral ao paciente oncológico”, pontua o chefe da Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Santa Casa BH

25ª Campanha Nacional da Voz e Julho Verde

Celebrado em 27 de julho, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço está inserido no Julho Verde, campanha que propõe divulgar a prevenção junto à população sobre os tumores nessa área, o autocuidado e o diagnóstico precoce, que aumenta em até 95% as chances de cura.

Este ano, o Julho Verde se juntou à 25ª Campanha Nacional da Voz e, com isso, foram oferecidos exames gratuitos, de abril até julho, para avaliação da boca e da garganta de fumantes e ex-fumantes com mais de 40 anos e que tenham percepção de incômodos nesses dois órgãos. Diversos hospitais participaram da ação, entres eles a Santa Casa BH, e o objetivo é prevenir e diagnosticar tumores iniciais por meios de consultas e exames de videolaringoscopia pré-agendados. Caso seja detectado um caso suspeito de câncer, o paciente é encaminhado à Secretaria de Saúde para que seja tratado no SUS.

Simpósio de cirurgia

Para reforçar ainda mais a importância do debate sobre o tema, no próximo dia 19 de agosto, a Faculdade de Saúde Santa Casa BH promoverá o 1º Simpósio de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, evento científico que abordará uma ampla gama de demandas relacionadas à cirurgia nessa área específica. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (31) 3238-8368 ou pelo e-mail flaviaqueiroz@faculdadesantacasabh.edu.br