Atualizado em: 27/06/2025 – 10:06:09
Na última quarta-feira (11/06), a Santa Casa BH realizou o Fórum “Portas Abertas” da Maternidade Santa Casa BH, um encontro marcado por trocas de experiências e construção coletiva voltada ao fortalecimento da linha de cuidado da gestante, da puérpera e recém-nascidos.
O evento reuniu representantes das Unidades de Atenção Primária à Saúde de Belo Horizonte, referências técnicas da Secretaria Municipal de Saúde e das Regionais Leste, Centro-Sul e Pampulha, além de profissionais dos Ambulatórios Especializados e da Maternidade Santa Casa BH.
Durante a programação, o Instituto Materno Infantil apresentou as principais estratégias adotadas para garantir o cuidado integral às gestantes, desde o pré-natal de alto risco até a alta hospitalar responsável.
Foram destaques as iniciativas que reforçam a articulação com a rede SUS-BH, como o Programa de Alta Responsável, que já contabilizou mais de 4 mil altas com encaminhamento seguro em 2024, garantindo continuidade do cuidado no território e maior segurança para mães e recém-nascidos.
Também foram debatidos temas como acolhimento às mulheres sem vínculo prévio, atuação das equipes multiprofissionais e fortalecimento do vínculo com os serviços especializados no acompanhamento das gestantes de alto risco. Ainda esse ano teremos mais um encontro onde será feito desdobramentos das ações propostas.
O Fórum contou ainda com a presença do assessor parlamentar Wellington Rodrigo Aguilar, que representou os Guardiões da Maternidade Santa Casa BH: a vereadora Professora Marli, a deputada federal Nely Aquino e o deputado estadual Zé Guilherme, lideranças que têm apoiado a Maternidade Santa Casa BH por meio da destinação de emendas parlamentares.
O evento reafirmou o compromisso da Santa Casa BH com um atendimento acolhedor, resolutivo e cada vez mais conectado à rede pública de saúde, garantindo que nenhuma mulher fique sem acesso ao cuidado que merece no momento mais importante de sua vida: o nascimento de um filho.






