Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:10

O Grupo Santa Casa BH (GSCBH) é reconhecido pelas práticas, em diversas frentes, que garantem a qualidade da assistência e a segurança do paciente. Nesse contexto, a Central de Material e Esterilização (CME) é um setor-chave, responsável pela limpeza, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição dos produtos para a saúde utilizados na rotina hospitalar. E foi justamente pela qualidade do trabalho desenvolvido que a CME do GSCBH acaba de receber o reconhecimento máximo de qualidade, do Programa de Certificação Hospitalar da 3M do Brasil.

Por mais um ano, a CME foi premiada, na categoria “Black Diamond”, por desenvolver as melhores práticas relacionadas à eliminação de micro-organismos dos dispositivos utilizados no cuidado com o paciente, entre eles instrumentais e equipamentos usados na assistência ventilatória.

A certificação da 3M atesta a qualidade em biossegurança na CME dos hospitais certificados, por meio de uma avaliação sistemática e documentada da estrutura e do processo de trabalho, bem como dos resultados de todas as etapas do processamento de produtos para a saúde.

O programa também contribui para a segurança dos processos, o que é fundamental para ajudar a reduzir os riscos de infecção hospitalar. O coordenador da CME, Vinícius Machado, falou sobre a importância da conquista. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho de toda equipe da Central de Material e Esterilização e do apoio da Alta Direção em fornecer toda a estrutura necessária para prestação de um serviço de excelência, garantido a qualidade do cuidado prestado aos pacientes do Grupo Santa Casa BH”, disse.