Organização

Visando garantir a sustentabilidade e perenidade da instituição, a estrutura organizacional e o direcionamento estratégico da Governança Corporativa da Santa Casa BH têm suas práticas baseadas nos princípios da equidade, transparência, prestação de contas, responsabilidade corporativa e conformidade. 

A Santa Casa BH considera a Governança Corporativa como o sistema pelo qual as unidades são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre Assembleia Geral, Conselho Deliberativo da Irmandade e Fiscal, Provedoria, Agente de Integridade, Núcleo de Direção Superior (Provedoria/Presidência e Diretorias), além de outras estruturas de gestão e controle. Conheça a nossa Política de Governança Corporativa clicando aqui

 

Assembleia Geral 

Órgão formado pelos membros da Irmandade. Reúne-se anualmente, tendo por objetivo apreciar as demonstrações financeiras, e a cada três anos para eleição dos membros do Conselho Deliberativo da Irmandade, Conselho Fiscal e Provedoria, podendo ainda reunir-se extraordinariamente para deliberar sobre assuntos de sua competência, respeitados os ritos de convocação e divulgação das reuniões previstas no Estatuto. 

Conselho Deliberativo da Irmandade 

O Conselho Deliberativo da Irmandade é formado por quinze membros efetivos e cinco membros suplentes, eleitos pela Assembleia Geral, para um mandato de três anos. Ao Conselho cabe decidir sobre questões encaminhadas pelo Provedor, aprovar o plano anual de gestão da Santa Casa BH e a proposta orçamentária anual, deliberar sobre a aceitação de legados e doações com encargos para a Santa Casa, além de exercer outras funções especificadas no Estatuto da Santa Casa. É composto por: 

Provedor
Roberto Otto Augusto de Lima

Presidente
Kátia Regina de Oliveira Rocha

Vice-presidente
Julvan Rezende Araújo Lacerda

1º Secretário
Marco Aurélio Jarjour Carneiro

2º Secretário
Olguinha Géo Leite Soares

Agente de Integridade
Jésus Trindade Barreto Júnior

Conselheiros Deliberativos da Irmandade
Celso Furtado de Azevedo
José Ângelo Lima Duarte
José Wander Moreira
Marcos da Costa Negraes
Maria Regina Calsolari Pereira de Souza
Newton de Paiva Ferreira Filho
Caio Luiz de Almeida Vieira de Melo
Jacson Rafael Campomizzi
Maria Nunes Álvares

Suplentes
José Luiz Magalhães
Hélio Marques de Faria
Eduardo Brandão de Azeredo
Jorge Renan Ferreira Peixoto
Maurício Brandi Aleixo

Conselho Fiscal:

O Conselho Fiscal é formado por três membros efetivos e três membros suplentes, eleitos  pela Assembleia Geral, para um mandato de três anos. É o órgão responsável por examinar os balancetes e o balanço anual, reunindo-se quantas vezes se fizerem necessárias ao longo do ano. Caso solicitado pelo Provedor, o  Conselho Fiscal poderá examinar outros assuntos de interesse patrimonial ou contábil da Santa Casa BH, podendo solicitar ao Provedor a contratação de auditoria independente para auxiliá-lo em suas funções. É composto por:

Amilcar Viana Martins Filho
Christiano Renault
Delson de Miranda Tolentino
João Afonso Baeta da Costa Machado
Marcio Teixeira de Carvalho
Carlos Ediber Richard Carvalhais
 

Provedoria

A Provedoria é o órgão de gestão e de representação institucional da Santa Casa BH, cujo Provedor, eleito pela Assembleia Geral, é a autoridade máxima da estrutura organizativa da Santa Casa BH e responsável por zelar pelos interesses da Santa Casa BH junto à sociedade, bem como resolver todos os assuntos urgentes e inadiáveis da instituição. 

O Provedor apresenta anualmente à Assembleia Geral e ao Conselho Deliberativo da Irmandade relatórios de atividades da Santa Casa BH, acompanhados do balanço e parecer do Conselho Fiscal, além de exercer outras funções previstas no Estatuto da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. O atual Provedor da Santa Casa BH é o Dr. Roberto Otto Augusto de Lima. 

Agente de Integridade

Em consonância com os valores da transparência e compromisso ético da  Santa Casa BH, a (o)  Agente de Integridade é eleita (o) pela Assembleia Geral, dentre os Irmãos Associados que compõem o Conselho Deliberativo da Irmandade, que será responsável por receber e encaminhar a apuração de denúncias, reclamações e afins que envolvam Diretores Executivos, membros do Conselho e o Provedor da Instituição. A atual Agente de Integridade da Santa Casa BH é a Dra. Monica Neves Cordeiro.  

Núcleo de Direção Superior (NDS)

O NDS é o órgão de direção geral da instituição formado pelo Provedor que o preside e por quatro Diretores, de caráter colegiado e com funções próprias e delegadas pela Assembleia Geral ou pelo Provedor. Suas principais funções são gerir as unidades atuais da Santa Casa BH na forma dos regulamentos existentes, prezar pelos valores institucionais e desdobramento das estratégias de governança, reportar as ações de gestão e resultados para os Conselhos, além de validar e direcionar a operacionalização, monitoramento e alcance dos resultados esperados, visando sempre a eficiência das unidades e serviços. É composto por:

Provedor
Roberto Otto Augusto de Lima

Diretor de Educação e Relações Institucionais
Carlos Renato de Melo Couto

Diretor Financeiro e Gestão Corporativa
Gilberto Oliveira Martins Côrtes

Diretor de Assistência à Saúde
Cláudio Dornas de Oliveira 

Diretor Jurídico, Governança e Planejamento
João Costa Aguiar Filho

Comitê Estratégico e de Aprimoramento Organizacional (CEAO)

O CEAO é um fórum de planejamento, gestão e governança da Santa Casa BH, subordinado ao Núcleo de Direção Superior, com caráter deliberativo, no âmbito de sua competência. Participam do CEAO todos os superintendentes da Santa Casa BH. É composto por:

Ana Carolina da Cunha Lima Giulianetti
Carla Mainardi
Clarinda Maria de Macedo
Flávia Rodrigues Cerqueira
Francisco de Souza Coelho Junior
Luciana Tameirão Caldeira de Araújo
Luis Fernando Guimarães
Pedro Augusto Macedo de Souza
Priscila Lara Vieira Bonisson
Raquel Caldeira Brant
Raquel Felisardo Rosa
Raquel Ratton Alves de Sousa
Rosa Malena Delbone de Faria

Clique aqui e confira o estatuto.

Opções de privacidade