Atualizado em: 10/06/2024 – 16:06:59

Evento foi realizado no último dia 6/5 e contou com a inauguração de um totem digital interativo que conta a história da instituição

Na última quarta-feira (5/6), foi lançada a 1ª fase do Circuito Cultural Santa Casa BH. A ação faz parte das comemorações dos 125 anos da instituição. Durante a cerimônia, foi inaugurado um totem digital interativo, que oferece uma visão criativa da história do primeiro hospital da capital mineira, destacando as personalidades que marcaram sua trajetória. O dispositivo ficará permanentemente acessível ao público, na entrada da provedoria, localizada na rua Álvares Maciel 611, no bairro Santa Efigênia. 

O evento contou com a presença de diversos convidados, lideranças e colaboradores da Santa Casa BH. A gerente de Governança Corporativa, Compliance e Cultura, Gabriela Cristina Lima, atuou como mestre de cerimônia, guiando os presentes por meio das diferentes etapas do lançamento. 

Já o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, enfatizou a relevância do Circuito Cultural como um tributo à rica história e ao legado da instituição. Por sua vez, o diretor Jurídico, Governança e Planejamento, Dr. João Costa Aguiar Filho, reforçou a importância do projeto para a comunidade, por ser uma oportunidade para que todos conheçam de perto a trajetória da Santa Casa BH e se apropriem dessa parte tão significativa da história de Belo Horizonte e do Brasil. 

Logo em seguida, a museóloga Isabela Leão e a arquiteta Gláucia Caixeta conduziram uma apresentação detalhada sobre as próximas etapas planejadas para o Circuito Cultural. Entre os destaques apresentados, está a criação de um hall de exposição de premiações de troféus, medalhas e prêmios, onde serão expostas as conquistas da Santa Casa BH ao longo dos anos. 

Outro ponto alto da apresentação foi a descrição do túnel do tempo, que promete ser uma atração imperdível para os visitantes. O túnel será composto por diversos pontos que contarão a história da Santa Casa BH de forma interativa e envolvente, utilizando recursos lúdicos e imersivos para transportar os visitantes por diferentes épocas e eventos marcantes da instituição. 

Por último, o projeto prevê a reforma do Centro de Memória Manoel Hygino dos Santos. O espaço, dedicado à preservação de documentos, fotos e objetos históricos da Santa Casa BH, passará por uma revitalização que ampliará sua capacidade de conservação e exposição do acervo, tornando-se ainda mais dinâmico e acessível ao público. 

Confira as fotos do lançamento da 1ª fase do Circuito Cultural da Santa Casa BH: