Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:07

Na noite do dia 29 de agosto, o auditório da Dom Helder Escola Superior testemunhou um evento que lançou luz sobre uma das maiores transformações da era contemporânea: a interseção da Inteligência Artificial (IA) com o campo da saúde.

A palestra intitulada “A Interface da Inteligência Artificial com a Saúde” reuniu profissionais de renome e experts da área para explorar as tendências emergentes no uso da Inteligência Artificial (IA) dentro do contexto hospitalar. O head de Inovação da Santa Casa BH, Bruno Nascimento, mediou as palestras e o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, fez a abertura.

O evento contou com a presença notável de três palestrantes de expertise diversificada. Cláudio Dornas, diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, trouxe uma visão cativante e fundamentada sobre o impacto tangível da IA na assistência médica contemporânea. Em sua palestra, Dornas traçou um panorama abrangente das maneiras pelas quais a IA já está integrada aos processos assistenciais em diversos hospitais, destacando especialmente a contribuição da Santa Casa BH.

A participação da professora e coordenadora de Ciência da Computação da Faculdade Dom Helder, Renata Santana, trouxe uma abordagem acadêmica e prospectiva. Ela discutiu as inovações em IA que estão sendo exploradas por pesquisadores e profissionais da área de saúde, ressaltando a importância de uma colaboração estreita entre instituições acadêmicas e hospitais para traduzir o potencial da IA em benefícios tangíveis para os pacientes.

Moacir Quadros, executivo do Google Cloud, adicionou uma dimensão global à palestra, compartilhando insights sobre como gigantes da tecnologia estão moldando o futuro da saúde por meio da IA. Sua visão sobre como a tecnologia está convergindo com as necessidades do setor de saúde destacou o poder da colaboração interdisciplinar em direção a soluções inovadoras.

O cerne da palestra girou em torno da constatação unânime de que a Inteligência Artificial já não é uma visão futurística distante, mas uma realidade presente que está remodelando fundamentalmente a forma como cuidamos da saúde. As aplicações da IA abrangem desde a análise de grandes volumes de dados médicos para diagnósticos precisos até a otimização da gestão hospitalar e o desenvolvimento de terapias personalizadas.