Atualizado em: 04/10/2024 – 10:10:35

Com  estande interativo e o “Congresso Santa Casa BH”, instituição reafirma sua liderança em inovação e sustentabilidade no setor de saúde

A Santa Casa BH participou do Expo-Hospital Brasil 2024, realizada de 24 a 26 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte. O estande da instituição reuniu algumas de suas unidades de negócio: Pesquisa Clínica Santa Casa BH, Faculdade de Saúde Santa Casa BH, São Lucas Hospital Particular e Convênios e Assistência Familiar Santa Casa BH. O lema “somos todos um só coração” destacou o compromisso da Santa Casa BH em oferecer saúde de qualidade para todos.

Logo de cara, o visitante se via diante de um universo pulsante de conhecimento, acolhimento e cuidado. Tudo isso embalado por um compromisso que atravessa gerações: oferecer uma saúde de ponta para todos, todas sob o lema “somos todos um só coração”. 

 

Congresso Santa Casa BH: Além do Cuidado

Durante a Expo-Hospital, a Santa Casa BH organizou o “Congresso Santa Casa BH – Além do cuidado: estratégias de gestão com eficiência, inovação e sustentabilidade”, nos dias 25 e 26 de setembro. O evento reuniu especialistas e profissionais do setor hospitalar para discutir práticas de gestão.

Logo no primeiro dia do Congresso, a analista de Governança Corporativa, Compliance e Cultura da Santa Casa BH, Beatriz Parreiral Xavier, abriu as discussões com a palestra “Desafios e Oportunidades para a Implementação de Práticas ASG”. Beatriz trouxe uma visão estratégica sobre como alinhar as práticas ambientais, sociais e de governança às operações do hospital, evidenciando as oportunidades que essa abordagem oferece para fortalecer a sustentabilidade no setor de saúde.

Bruno Nascimento, Head de Inovação em Saúde da Santa Casa BH, seguiu com uma apresentação contagiante sobre “O poder das ideias para a capilarização da inovação num hospital centenário”. Ele destacou como a Santa Casa BH, mesmo com 125 anos de história, continua sendo uma referência em inovação, usando tecnologia e criatividade para ampliar o alcance das suas iniciativas e melhorar a experiência dos pacientes, alunos e residentes.

A complexidade do processo de licitação no setor de saúde foi o tema abordado por Hugo Saldanha, Coordenador de Compras, na palestra “Licitação no 3º setor”. Hugo apresentou as nuances que envolvem essas aquisições e como a transparência e a eficiência são pilares fundamentais para garantir a qualidade dos insumos hospitalares.

Logo após, Luiz Fernando de Freitas Magalhães, Gerente de Suprimentos da Santa Casa BH, trouxe para o público uma reflexão indispensável sobre “Gestão de Custos”, destacando a importância de equilibrar os gastos com o atendimento de excelência, um dos grandes desafios da gestão hospitalar.

Finalizando o primeiro dia do ciclo de palestras do Congresso, Elson Bruno Vieira Soares, advogado da Gerência Jurídica da Santa Casa BH, abordou um tema delicado, mas essencial: a “Privacidade nos Prontuários dos Pacientes”. Sua palestra chamou a atenção para a necessidade de proteger as informações sensíveis dos pacientes, destacando a importância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e os desafios do Marco Civil da Internet.

Já no segundo e último dia do ciclo de palestras do Congresso, Raquel Ratton, Superintendente de Relações Institucionais da Santa Casa BH, deu início às palestras com uma apresentação sobre “Reposicionamento de Marca”. A palestra mostrou como um reposicionamento estratégico pode alavancar ainda mais a credibilidade de uma instituição.

Ana Paula Mota, Coordenadora do Escritório de Gestão de Altas, apresentou o impactante case de “Inovação e Eficiência Assistencial”, onde descreveu como a Santa Casa BH otimizou os processos de alta hospitalar, tornando-os mais eficientes, o que reflete diretamente na melhoria do atendimento e na satisfação dos pacientes.

Rosa Malena Delbone, Superintendente Acadêmica da Faculdade de Saúde Santa Casa BH, apresentou uma palestra instigante sobre a “Gestão do ensino no maior complexo hospitalar de Minas Gerais”. Ela destacou como a educação e a prática estão alinhadas na formação de novos profissionais, preparando-os para enfrentar os desafios da saúde pública com excelência.

Encerrando o congresso, Michele Freitas, arquiteta da Gerência de Engenharia, Manutenção e Obras da Santa Casa Casa BH, trouxe uma visão inspiradora com a palestra “Arquitetura hospitalar”. Michele destacou a importância de um planejamento arquitetônico adequado para garantir ambientes funcionais e confortáveis, que favorecem o bem-estar tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde.

Confira as fotos da participação da Santa Casa BH na Expo-Hospital Brasil 2024: 

Opções de privacidade