Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:10

Na última quinta-feira (09/03), farmacêuticos de diversos hospitais de Belo Horizonte encheram o auditório do Espaço do Conhecimento da Santa Casa BH (SCBH) durante o Workshop de Farmácia Hospitalar. O evento foi promovido pela Gerência de Farmácia Clínica/ Farmacotécnica e Agência Transfusional da SCBH em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e teve como tema central “Os desafios da liderança farmacêutica e atuação na Hemoterapia e Telefarmácia em Oncologia”. 

Estiveram presentes o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Dr. Cláudio Dornas, o superintendente de Governança Clínica da SCBH, Dr. Pedro Macedo, a Superintendente Assistencial da Santa Casa BH, Raquel Caldeira Brant Santiago, a presidente da SBRAFH, Aline Cristina Carvalho e membros da entidade, a administradora hospitalar, professora e palestrante do Programa de Desenvolvimento de Líderes na Saúde (Prodelis), Shirley Berti, além de farmacêuticos, gerentes e equipe multidisciplinar do grupo Santa Casa BH. 

Um dos pontos altos do encontro foi a palestra “Líderes em Saúde”, apresentada por Shirley Berti, administradora hospitalar e professora da PUC Minas, com 26 anos de experiência na área da Saúde, que abordou o papel do farmacêutico de forma didática e bem humorada. 

A presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, Aline Cristina Carvalho agradeceu pela parceria e disse que o propósito da Santa Casa BH – melhorar a vida das pessoas -, vai de encontro ao propósito da SBRAFH: valorizar o profissional farmacêutico dentro dos serviços de saúde, capacitar o profissional e oferecer o melhor serviço para a Sociedade. 

A gerente assistencial da Santa Casa BH, Melina Silveira Naves explica que os temas discutidos são pouco conhecidos na área de Farmácia Hospitalar, sendo importante reforçá-los. “A Telefarmácia por ter sido aprovada recentemente pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) através da resolução 727/2022. E também a atuação do farmacêutico dentro do serviço de Hemoterapia, por não ser uma realidade comum entre a classe”.  

Para Melina, a parceria com a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar reafirma o compromisso da Farmácia Clínica Hospitalar da SCBH com a sociedade e também com o aprendizado e inovação. “Trazer um pouco da nossa vivência através das palestras ministradas pelas farmacêuticas da nossa equipe, Flávia Lucena e Camila Bezerra, favorece a troca de experiências entre os profissionais, trazendo mais melhorias no nosso dia a dia e no cuidado com o paciente”, conta.

Opções de privacidade