Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:08

A instituição é a primeira do estado a contar com o EGA; A iniciativa visa diminuir o tempo de permanência na internação, proporcionando uma alta hospitalar mais rápida e segura, diminuindo as filas de espera

No dia 13 de julho, a Santa Casa BH Hospital de Alta Complexidade 100% SUS realizou o Workshop Alta Segura em 1000 leitos do SUS, em comemoração à inauguração do primeiro Escritório de Gestão de Altas (EGA) do estado. Trata-se de um serviço multiprofissional que auxilia a equipe que assiste o paciente a planejar e executar a alta hospitalar em menor tempo.

Além de apresentar o trabalho do EGA da Santa Casa BH para os profissionais de diversos hospitais de BH e da instituição, o evento teve como objetivo disseminar informações cruciais sobre o impacto do planejamento de alta na oferta de leitos e na otimização dos recursos destinados ao custeio do hospital. 

Um dos principais desafios enfrentados pelos hospitais é a disponibilidade limitada de leitos para atender a demanda de pacientes da rede pública de saúde. A alta hospitalar, quando realizada de maneira adequada e segura, pode contribuir significativamente para solucionar esse problema, liberando leitos para novos pacientes que necessitam de atendimento hospitalar.

Participaram do evento, como palestrantes, o gerente de regulação de acesso e fluxo assistencial da Santa Casa BH, Devanir Araújo Ferreira; o CEO da Eficiência Hospitalista e professor da Fundação Dom Cabral, Dr. André Wajner; a nefrologista da Santa Casa BH, Dra. Claudia Ribeiro, que falou  sobre o projeto piloto – eficiência operacional em Nefrologia; e a médica da Prefeitura de BH, e representante da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), da Santa Casa BH, Dra. Laura Veloso.

Dr. André Wajner, fundador do primeiro Escritório de Gestão de Altas, em 2017, em um hospital na região sul do Brasil, parabenizou a Santa Casa BH por ser a pioneira em Minas Gerais na implantação do EGA. “É muito gratificante participar dessa iniciativa tão importante para a instituição e para todo o estado, trazendo diminuição do tempo de internação, aumento da qualidade assistencial e alta segura. O EGA é o pilar dessa transformação e certamente vai impactar muito em toda a sociedade”, diz.

Gestão hospitalar

O Workshop Alta Segura em 1000 leitos do SUS teve como proposta central conscientizar os profissionais de saúde sobre a importância do planejamento de alta e seus impactos positivos na gestão hospitalar. Durante o evento, foram apresentadas estratégias e boas práticas para garantir que o processo de alta seja seguro, eficiente e responsável.

O Escritório de Gestão de Altas da Santa Casa BH nasce com a proposta de, em parceria com toda equipe médica e assistencial, planejar e monitorar todas as altas hospitalares. Ao reduzir o tempo de internação, mais leitos ficam disponíveis para acomodar novos pacientes, diminuindo as filas de espera e, desta forma, contribuindo para que a maior instituição de Minas Gerais possa ofertar uma saúde de ponta para todos.

“A proposta é maximizar a eficiência dos processos, aprimorar a comunicação entre as equipes multidisciplinares e garantir uma transição segura e adequada do paciente para o cuidado fora do ambiente hospitalar”, explica Devanir Araújo Ferreira, gerente de regulação de acesso e fluxo assistencial da Santa Casa BH.

Sugestão de fonte: Devanir – gerente de regulação de acesso e fluxo assistencial da Santa Casa BH

Assessoria de Imprensa

Natália Mansur: (31) 99222-0211 / nataliamansur@santacasabh.org.br
Laio Amaral: (31) 99328-5291 / laioamaral@santacasabh.org.br

 

Opções de privacidade