Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:05

Representantes do projeto visitam o maior complexo hospitalar de Minas Gerais para conhecer e apoiar a criação de ambulatório de autismo, visando oferecer cuidado integral a crianças e adolescentes

No último dia 31, a Santa Casa BH recebeu a visita de representantes do Projeto Autism Care Brasil, com o objetivo de apresentar à entidade a sua proposta de criação de um ambulatório de Autismo. Liderada pela equipe do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH e dos Ambulatórios Especializados da instituição, a iniciativa visa proporcionar um cuidado integral a crianças e adolescentes, abrangendo desde o diagnóstico de autismo até a fase de reabilitação.

Durante a visita, a Santa Casa BH, reconhecida como o maior complexo hospitalar de Minas Gerais e referência no atendimento 100% SUS, recebeu a doação de brinquedos pedagógicos, que serão utilizados no ambulatório para estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças no espectro do autismo, considerando que os procedimentos e interações sociais podem apresentar desafios para esse público.

A gerente dos Ambulatórios Especializados Santa Casa BH, Daiana Muniz, destacou a importância do projeto, afirmando que “o ambulatório de autismo é um projeto que nasceu de um sonho de oferecer saúde de ponta para as crianças e adolescentes com autismo, com a proposta de realizar uma assistência integral e de excelência para esse público e seus cuidadores”, disse.

Além disso, ao adotar estratégias de acolhimento, com comunicação clara, ambiente sensorialmente adaptado e o envolvimento de profissionais capacitados, a Santa Casa BH busca não apenas reduzir o estresse para as crianças, mas também contribuir para uma experiência mais positiva, construindo um ambiente mais acolhedor e compassivo. Essa parceria fortalecida entre o Projeto Autism Care Brasil e a Santa Casa BH promete trazer avanços significativos na qualidade do atendimento a crianças e adolescentes autistas na região.